Verdade que conquista: como nascem as campanhas publicitárias de sucesso por aqui.

Uma campanha de publicidade pode se dividir nos mais diversos formatos, levar para as ruas as mais variadas ações de marketing e se estender por diferentes períodos de tempo, mas o que define estrategicamente tudo isso são os objetivos que ela deve atingir, e hoje nós vamos te contar um pouquinho de como funciona esse processo na prática!

Vamos lá?


A primeira etapa para criar uma campanha de sucesso é saber ouvir.

Depois de concluído o processo de escuta e anotação de tudo o que é importante (ou coleta de briefing, se você preferir), é hora de iniciar o trabalho de diagnóstico, é nessa etapa que nós buscamos entender pontos do tipo: 

  • Como estão os fluxos de comunicação da sua empresa hoje?

  • Eles são horizontais ou verticais?

  • As áreas se comunicam e, principalmente, comunicam a mesma coisa?

  • Como os funcionários encaram essa comunicação? Eles se sentem bem informados?

São várias as questões até chegar no ponto central de tudo, a identidade da sua marca, e é fundamental entende-la para transmitir uma mensagem adequada!

Mas o que vem à sua mente quando nós dizemos "campanha de publicidade"?


Em suma, uma campanha é a ação de divulgar sua empresa de diferentes maneiras e em diversas plataformas durante um certo período de tempo, como nós citamos inicialmente, mas em busca de transmitir pretendida mensagem ou ideia, e a adequação de tudo isso é decidida na hora do planejamento.

Ou seja, o objetivo é criar uma identidade sob o produto, o serviço ou até mesmo a própria marca em termos de imagem, aumentar a sua notoriedade, lançar algo novo ou até alterar a imagem atual acerca da marca, variando conforme o objetivo mercadológico e a demanda definidos.

Na prática, uma campanha de publicidade deve estar ligada a tudo o que cerca o produto ou serviço, seja a identidade visual (que é a parte gráfica como a embalagem, no caso de produtos), notícias, o que seu consumidor pensa sobre ele, como o utiliza e uma série de outras variáveis que, quando juntas, formam sua verdadeira identidade, e é nessa etapa que entra a pesquisa de mercado, para entender o que o seu mercado está colocando em prática, como ele se comunica e também como o seu cliente busca por essa informação.

Assim, considerando todos esses fatores e utilizando eles para comunicar da maneira mais assertiva, não tem erro, nós partimos para as definições de campanha, aprovamos o conteúdo e seguimos para o próximo passo: a definição das peças

Só beleza não é suficiente, por isso, depois de definidas quais as plataformas que vão receber as peças da sua campanha, nós partimos para o design, que será construído também seguindo cada variável traçada durante o planejamento de campanha.

O grande diferencial é a otimização dele para sua marca e a área de atuação, com atenção aos temas e palavras-chave certas para atrair o público-alvo a conhecer a sua marca, se engajar, comprar um produto ou as mais variadas possibilidades que se pode pretender com a veiculação da mesma.

Ainda, é importante lembrar que também existe a adequação para o offline (outdoor, busdoor, ações de guerrilha e mais) ou online (banner patrocinado, hot site, e-mail marketing e outras infinitas possibilidades).


Artes fechadas e conteúdo aprovado com o cliente é sinônimo de tudo pronto? Ainda não!


Depois de tudo isso nós partimos para a testagem dos pontos de contato e dividimos os investimentos conforme o planejamento financeiro, e aí nós finalmente colocamos a sua campanha em prática. Viu só o quão é importante a preocupação em comunicar com conteúdo de verdade? E a diferença vai aparecer nos resultados, onde nós acompanharemos as métricas para ficar de olho no que está funcionando e otimizaremos o que for necessário.

E é assim que se constrói uma campanha de sucesso, que não funciona como uma receita de bolo e exige cuidado e muito planejamento. Bora pensar na sua próxima campanha de sucesso da sua marca juntos?

© 2019 by Tru.eContent.